Prefeitura Municipal de Porto de Pedras

Transparência

Bons ventos: Bandeira Azul já tremula na Praia do Patacho, em Porto de Pedras

Bons ventos: Bandeira Azul já tremula na Praia do Patacho, em Porto de Pedras

Concedido por organização internacional, Selo promove desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas
Bandeira Azul estimula as autoridades e gestores de praias a alcançarem altos padrões de qualidade em 4 temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança (fotos: CCC&VB)

ABandeira Azul (edição 2023/2024) já tremula na Praia do Patacho, em Porto de Pedras, Litoral Norte de Alagoas. Pelo terceiro ano consecutivo, foi hasteada na manhã dessa quinta-feira (30), durante solenidade que reuniu representantes do poder público, trade turístico e do programa desenvolvido pela organização internacional FEE (Foundation for Environmental Education).

O prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela, falou da emoção em hastear a bandeira pela terceira vez, sinalizando o compromisso de todos para a manutenção dos critérios ambientais exigidos pela chancela.

“O Bandeira Azul contribuiu para o resgate do nosso turismo, a preservação do meio ambiente, das ações educacionais que se multiplicam e que estão formando uma nova geração”, enfatizou o gestor municipal.

A assessora de Promoção Turística e Sustentabilidade do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CCC&VB), Roberta Carvalho, participou da solenidade e também falou sobre a importância da Bandeira Azul para Porto de Pedras e todo o estado de Alagoas, do ponto de vista ambiental e turístico.

“A certificação Bandeira Azul representa um elemento de diferenciação turística para as praias certificadas, impactando positivamente na imagem do Destino, trazendo benefícios econômicos, fomentando a captação de recursos públicos e privados, promovendo a conscientização ambiental dos atores envolvidos. Sem dúvida, um marco no desenvolvimento sustentável da Costa dos Corais e de todo estado de Alagoas”, avaliou.

Bandeira Azul

O Selo Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas. É desenvolvido pela organização internacional, não governamental e sem fins lucrativos FEE.

Com início na França, em 1985, o programa foi implementado em toda a Europa desde 1987 e em países não europeus desde 2001. Atualmente, tornou-se global e, no Brasil, é representado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), membro da FEE desde 2005.

O programa estimula as autoridades locais e os gestores de praias a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança.

Solenidade reuniu representantes do poder público, trade turístico e do programa desenvolvido pela organização internacional FEE

Ao longo dos anos, o selo Bandeira Azul se tornou um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido, trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente local, regional e internacional.

Porto de Pedras é o único município alagoano reconhecido nesta edição do programa. A entrega do Selo Bandeira Azul aconteceu no dia 27 de outubro, durante solenidade em Balneário Camboriú (SC).

Também participaram da solenidade de hasteamento, a secretária municipal de Turismo de Porto de Pedras, Zélia Cavalcanti; de Meio Ambiente, Flávia Rêgo; de Educação Marcia Cunha,a coordenadora do Programa Bandeira Azul, Leana Bernardi; a gerente de Desenvolvimento Regional e Produtos Turísticos da Superintendência de Infraestrutura e Logística para o Turismo da Setur, Andréa Lessa; vereadores, dentre outras autoridades.

FONTE ; site ALNB
https://alnb.com.br/municipios/bons-ventos-bandeira-azul-ja-tremula-na-praia-do-patacho-em-porto-de-pedras/