Transparência

Controlador participa de capacitação na Associação dos Municípios

 

O controlador de Porto de Pedras, Edson Fausto, participou na Associação dos Municípios Alagoanos de uma nova capacitação sobre gestão do controle interno dos municípios, um tema fundamental para as gestões das cidades. O curso apresentou as principais normas e orientações para organização e funcionamento dos sistemas municipais, além da relação com a transparência e o compliace.

“Esse curso foi uma solicitação dos próprios controladores e nós trouxemos o que há de melhor no país para orientar na parte normativa, elaboração  e principalmente na parte prática do Controle Interno, de forma que criasse um sistema de gestão na área”, afirmou Pedro ferro.

Lucio Genu Diniz, palestrante do curso, que é contabilista e tem um amplo currículo no assunto, conversou com os participantes de mais de 50 municípios e apresentou  o plano de estruturação do controle interno no município aplicando o modelo das três linhas de controle à administração.

“A gente precisa associar o Controle Interno a uma gestão de risco, a um mapeamento de processos e a tomada de informações, nisso a transparência ajuda bastante. Incentivar o acesso a informação, criar processos eficientes, planejar seu controle através de uma gestão de risco, você consegue encaixar as atividades e melhorar a prestação de serviços municipal”, destacou Lucio.

O curso teve duração de dois dias e fez parte do calendário de eventos da AMA, que está sempre em busca de capacitar e elevar o nível dos servidores municipais. Para o controlador interno do município de Porto de Pedras, Edson Fausto, o curso auxilia o prefeito a prestar contas a população.

“Hoje os munícipes estão precisando, querendo e exigindo do poder público a transparência, e não há transparência sem o controle interno observando os processos, dando o seu aval e verificando se em cada item existe o controle orçamentário”, afirmou o controlador.