Prefeitura Municipal de Porto de Pedras

Melhoramento genético chega a pequenos pecuaristas em Porto de Pedras

O prefeito de Porto de Pedras Henrique Vilela, acompanhou hoje o secretário municipal de Agricultura José Ivaldo no lançamento do programa de melhoramento genético do rebanho da cidade, em parceria com a Conafer. Pelo projeto, pequenos e médios pecuaristas da cidade vão receber, gratuitamente, sêmen dos melhores touros do Brasil.

O melhoramento genético desempenha um papel crucial para pequenos pecuaristas, pois contribui significativamente para o aprimoramento das características desejáveis nos rebanhos. Isso inclui melhorias na produtividade, resistência a doenças e eficiência alimentar. Ao selecionar cuidadosamente animais com características genéticas favoráveis, os pequenos pecuaristas podem otimizar seus rebanhos, aumentando a qualidade e a quantidade da produção. Esse processo resulta em animais mais saudáveis, maior rendimento de carne ou leite e, consequentemente, melhoria na rentabilidade e sustentabilidade das operações pecuárias de pequena escala.

O secretário de Agricultura, José Ivaldo já iniciou os trabalhos de inseminação artificial. Os veterinários do município estão, pessoalmente , indo até os pecuaristas para realizar os procedimentos necessários para os já inscritos. A parceria com a Conafer foi amplamente divulgada em Porto de Pedras e é mais uma realização concreta do prefeito Vilela.

O pecuarista Glaucio Barros, que cria animais no município disse que a iniciativa é uma prova do importante olhar que o prefeito Henrique Vilela tem para com o campo. Um programa que só poderia ser executado por pequenos e médios pecuaristas com esse apoio, fundamental para a melhoria do rebanho. “Nenhum produtor da região pode abrir mão disso”, disse ao convocar quem ainda não se inscreveu para participar do programa.