Porto de Pedras marca presença em seminário nacional do Bandeira Azul

Apresentando o turismo responsável na cidade de Porto de Pedras, única em Alagoas a ter uma praia certificada com o selo Bandeira Azul, as secretárias de Turismo, Zélia Cavalcanti e do Meio Ambiente, Flávia Rego, participaram do XVI Workshop Nacional da Bandeira Azul, que esse ano ocorreu em Caucaia, no Ceará.

O evento reuniu gestores de praias, prefeitos e representantes municipais de vários estados do país, com o intuito de discutir sobre os critérios do programa, o ingresso de praias na fase piloto, renovações, além de esclarecer dúvidas específicas sobre a certificação.

Aos participantes, as secretárias também apresentaram a praia do Patacho, como única em Alagoas a receber a certificação ambiental da Bandeira Azul. O selo revela que a região apresenta boas práticas de gestão e desenvolvimento sustentável. A forma como as ações desenvolvidas são executadas, com poucos recursos e integração da comunidade, chamou a atenção de todos. “ O case do Patacho é um exemplo e olha que nem tudo foi apresentado”, disse a coordenadora nacional do programa Bandeira Azul no Brasil, Leana Bernardi.

A praia concorre pela terceira vez a certificação nacional. As secretárias Zélia Cavalcanti e Flávia Rego, que trabalham de forma integrada prometem intensificar o trabalho feito nas temporadas anteriores, com a conclusão das obras de urbanização, mais ações educativas, inclusão das atividades escolares no ambiente e fiscalização mais ativa, para o cumprimento das regras que são rígidas.

BANDEIRA AZUL – Reconhecido pela sua importância no Brasil e internacionalmente, o prêmio ecológico Bandeira Azul, voluntário, é concedido às praias, marinas e embarcações de turismo a fim de qualificar o município que atingir critérios de sustentabilidade ambiental. Estão integrados aos fundamentos a qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, que precisam ser renovadas e comprovadas anualmente.