Prefeito estimula associativismo em Porto de Pedras

Com uma visão de estímulo ao fortalecimento do associativismo, o prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela, está liderando um conjunto de ações para oferecer capacitação técnica a vários setores da comunidade. Através das secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Educação e apoio do Sebrae Alagoas, o projeto está beneficiando artesãos, ambulantes e jangadeiros.

O associativismo viabiliza mais participação entre a sociedade organizada e o poder público. A mobilização de um grupo de pessoas da comunidade para alcançar determinados objetivos fica muito mais fácil e traz melhores resultados se for realizada de forma conjunta.

Henrique Vilela diz que é fundamental para o desenvolvimento de um município apoiar e valorizar as instituições já existentes ou estimular a criação de novas, de forma organizada técnica e administrativamente.

A primeira associação a receber a consultoria do Sebrae Alagoas foi a dos artesãos que hoje tem uma visão de negócio inovadora a partir da identificação de novas estratégias. Atualmente a Associação dos Jangadeiros passa por esse trabalho de remodelação e os ambulantes da praia e cidade iniciam a formação de um novo grupo a partir do crescimento do turismo.

O analista da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Carl William Broad diz que o Sebrae em parceria com a Sala do Empreendedor, vem promovendo o desenvolvimento dos pequenos negócios, através de atendimento de orientação empresarial, capacitação em gestão dos pequenos negócios e de consultorias de gestão e inovação. Nesse sentido, está apoiando a demanda de capacitação em associativismo, solicitada pela Secretaria de Turismo de Porto de Pedras.

O associativismo traz inúmeras vantagens para as pessoas que têm elementos em comum promovendo benefícios para todos. “Pensar coletivamente em resoluções de problemas, promover a troca de experiências, poder construir parcerias com o poder público e a iniciativa privada é gerar novas formas de negócios”, diz a secretária de Turismo Zélia Cavalcanti, que destaca a parceria estratégica do Sebrae.

Através de palestras, dinâmicas de grupo e acompanhamento, a consultora Gil Lisboa tem estimulado o conhecimento técnico e oferecido a orientação necessária para o fortalecimento dos grupos que compõem setores importantes para a economia circular de Porto de Pedras. A cidade ,que possui uma praia com o selo Bandeira Azul de sustentabilidade, tem estimulado o associativismo como elo fundamental para a cadeia dos pequenos negócios.