Prefeitura Municipal de Porto de Pedras

Transparência

Secretaria de Infraestrutura acelera obras no Patacho

 

As obras de infraestrutura e ordenamento da Praia do Patacho, a única de Alagoas com o selo Bandeira Azul , continuam aceleradas e devem ser concluídas até o fim de setembro. Os trabalhos seguem o projeto aprovado pelo governo de Alagoas responsável pela liberação dos recursos de urbanização da orla, previstos no compromisso assinado pelo município com o programa.

O prefeito Henrique Vilela tem acompanhado de perto os trabalhos que, este ano, acrescentou novas áreas de convivências, passarelas sobre a restinga que foi totalmente recuperada pelas secretarias de Meio Ambiente e Turismo, complementação de lixeiras, ordenamento de barracas, do estacionamento e a instalação de um parque para crianças. Todo o material utilizado segue normas de sustentabilidade para manter as características locais.

A renovação do selo Bandeira Azul já foi aprovado para a temporada 2022-2023 pelo júri nacional do programa e terá a candidatura encaminhada ao júri internacional , que se reúne em setembro para a escolha dos contemplados. O resultado final será conhecido em outubro. A cerimônia de entrega das bandeiras será em novembro, no início da temporada de verão no hemisfério sul.

Certificado

Para conseguir o certificado de Bandeira Azul, é preciso atender a uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social. Todos os critérios devem ser mantidos e comprovados anualmente.

A intenção do programa é aumentar o grau de participação e de conscientização da sociedade, incluindo empresários do setor náutico e gestores públicos sobre a necessidade de proteger os ambientes marinho/costeiro, reforçando ações que resultem na solução dos problemas existentes na busca da qualidade e proteção ambiental.

Bandeira Azul

Além de promover o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas, o Programa Bandeira Azul desafia as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade exigidos nos critérios para a escolha das áreas. Atualmente, o Bandeira Azul se transformou em “um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente de maneira local, regional e internacional”, destacou o ministério.

O Programa Bandeira Azul foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), que é uma instituição internacional com diversos representantes de países. No Brasil, o operador nacional do programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR).