3ª edição do Projeto Golfinho em Porto de Pedras

A Prefeitura Municipal de Porto de Pedras realizou pela terceira vez ao calendário de eventos da cidade o Projeto Golfinho, uma parceria da Secretaria de Educação e do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL). O projeto é uma iniciativa sem fins lucrativos, que tem como objetivo instruir as crianças de 08 a 13 anos de idade, noções básicas de segurança nas atividades aquáticas, primeiros socorros, natação e esportes em geral, salvamento, preservação do meio ambiente e princípios de civismo e patriotismo.

Projeto Golfinho 2022 em Porto de Pedras.

Hasteamento do Pavilhão Nacional, no 1º dia do projeto.

Geralmente os golfinhos são divididos em três pelotões o NEMO, FLIPPER  E CAÇÃO, porém devido a demanda das crianças da cidade foi criado o pelotão PEIXE-BOI com alunos até 14 anos. A semana de aprendizado se deu dos dias 12 a 16 de dezembro, na Praça de eventos, Biblioteca Municipal, Biblioteca do SESI, no Complexo Belmira Lins e na praia do Centro.

Aula de primeiro socorros na Biblioteca Municipal.

Aula de primeiro socorros na Praça de eventos.

Aula de primeiro socorros na Biblioteca do SESI.

No primeiro dia de atividades a criançada se dividiu entre as aulas de primeiro socorros nas bibliotecas e atividades de educação física na praia. Após o término das atividades foi anunciado o pelotão vencedor do dia, que foi o CAÇÃO, e pra comemorar os golfinhos tomaram um banho de mangueira do caminhão de bombeiros.

Atividades de educação física na praia.

Caminhão do CBMAL.

Pelotão CAÇÃO comemorando com o banho de mangueira.

No segundo dia os golfinhos tiveram aulas na biblioteca sobre os perigos do mar, na praça de eventos sobre os equipamentos utilizados pelos salva-vidas e na praia com educação física e aula de natação. E o pelotão do segundo dia foi o FLIPPER.

Aula sobre os equipamentos utilizados pelos salva-vidas.

Aula de natação na praia.

Pelotão FLIPPER comemorando com o banho de mangueira.

Ao terceiro dia os alunos receberam a equipe do PROERD Alagoas, onde realizaram uma aula e mini teatro com o tema “Diga não as drogas”. Também tiveram educação física na praia, onde jogaram queimado, futebol e outras atividades.

Equipe do PROERD AL com os golfinhos.

Educação física na praia.

Os golfinhos receberam neste dia, a visita do Prefeito Henrique Vilela em nome da Secretária Márcia Cunha, que parabenizou a equipe do 2º Grupamento de Bombeiros Militar de Alagoas, e homenageou a equipe do PROERD com uma placa, agradecendo por todo o trabalho dedicado ao projeto e as crianças da cidade. E pra finalizar o dia os pelotões NEMO e PEIXE-BOI foram os grandes vencedores que como de costume tomaram aquele banho em comemoração.

Equipe do PROERD e 2º GCBMAL com o Prefeito Henrique Vilela.

Pelotão NEMO no banho de mangueira do caminhão dos bombeiros.

Pelotão PEIXE-BOI no banho de mangueira do caminhão dos bombeiros.

No quarto dia de projeto, de manhã a criançada se dirigiu ao estádio Efísio Fontes Cunha, onde conheceram o helicóptero da equipe do Batalhão de Operações Aéreas da PM, que tiraram as dúvidas dos golfinhos relacionadas ao resgate de vítimas. Já na parte da tarde os pelotões se dividiram para conhecer os manguezais do rio tatuamunha, na sede do ICMBIO para visitar os peixes-boi, e na praia do patacho conhecer um pouco sobre as restingas.

Equipe das Operações Aéreas junto a equipe 2ºGCBMAL.

Golfinhos conhecendo o helicóptero.

Tirando dúvidas com o bombeiro responsável sobre o resgate de vítimas pelo aéreo.

E no quinto e último dia de projeto os golfinhos realizaram o circuito de prova, que foi constituído de provas físicas e cinco perguntas sobre o conteúdo aprendido durante a semana, todos os 200 golfinhos conseguiram realizar a prova com êxito. Também conheceram os cinetécnicos dos bombeiros Cristiano e J. Alberto, que apresentaram os cães ZECA (labrador) e BOB (rastreador-brasileiro) aos pelotões, que ficaram encantados e cheios de perguntas sobre o processo de adestramento dos cães farejadores.

Golfinhos realizando o circuito de prova.

Cinetécnicos do CBMAL homenageados pelo Sr. Petrúcio.

Apresentando os cães aos golfinhos.

E para encerrar a semana foi realizada a formatura da criançada, que receberam suas medalhas douradas e certificados, dando destaque a dois meninos e duas meninas de cada pelotão que ganharam um troféu por seu desempenho nas atividades. Os Bombeiros do 2º GCBMAL foram homenageados pela Prefeitura por todo trabalho dedicado ao projeto.

Equipe do 2º GCBMAL, sendo homenageados.

Golfinhos destaque do pelotão PEIXE-BOI.

O Prefeito Henrique recebeu em nome da Secretária de Educação Márcia Cunha, um diploma de reconhecimento do 2º Grupamento de Bombeiros Militar de Alagoas de “Amigo do 2ºGBM”, por todo apoio e dedicação para a realização do projeto em Porto de Pedras. E para animar essa formatura tivemos a apresentação da Banda Fanfarra Belmira Lins e um incrível show do Palhaço Hulkinho e sua banda.

Homenagem a Secretária Márcia recebida ao Prefeito Henrique Vilela.

,

Show do Palhaço Hulkinho e banda.