Artesã de Porto de Pedras entre as 100 melhores do Brasil

Prefeito Henrique Vilela prestigia evento ao lado de secretários

A artesã Laudinete dos Santos participou da cerimônia de reconhecimento e homenagem aos finalistas que transformam a cultura alagoana em arte recebendo do Sebrae o Prêmio TOP 100 de Artesanato, edição 2022, como uma das 11 representantes de Alagoas na final nacional.

O prefeito Henrique Vilela, as secretárias de Educação, Marcia Cunha, Turismo Zélia Cavalcanti e o coordenador de Cultura Caique Petuba participaram do evento. Para o gestor, a premiação é o reconhecimento de todo o trabalho que vem sendo feito em parceria com o Sebrae de aperfeiçoamento e valorização do produto local e incentivo que prefeitura tem dado a todos que transformam arte em fonte de renda.

A analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae Alagoas, Marina Gatto, lembra que o Estado aparece em 3º lugar, como o que mais teve premiados na edição atual. “Para mim, como gestora do artesanato no Sebrae Alagoas, é uma comprovação que estamos seguindo o caminho certo. É uma honra contribuir com o crescimento de cada artesão participante do prêmio e uma grande felicidade em ver Alagoas no topo”, afirma.

O Superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira e o diretor técnico Vinícius Lages enfatizaram a qualidade do artesanato alagoano que está se destacando em todo Brasil. Concorrendo com mais de mil trabalhos finalistas, os artesãos de Alagoas provam que têm valor e produtos autorais que seguirão compondo a história de cada um.

Sobre o Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato

A cerimônia de premiação nacional será realizada no dia 17 de novembro, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro. Nos dias 18 e 19, haverá uma rodada de negócios com 60 lojistas nacionais no mesmo local.

O prêmio surgiu com a proposta de reconhecer as 100 melhores unidades de produção artesanal brasileiras no período trienal. Sua primeira edição foi em 2006 e procurou reconhecer as unidades de artesanato não somente pela qualidade dos produtos, mas por suas práticas de gestão. Até então, a maioria das iniciativas realizadas pelas instituições que trabalhavam com o artesanato no Brasil concentravam apenas os seus esforços na pessoa do artesão ou de seu produto.

Além da artesã Laudinete dos Santos, de Porto de Pedras, também foram homenageados  Lucineide Gomes Barbosa, com seu Bordado Filé; Maria Cícera Moura da Silva, do Instituto Bordado Filé da Região das Lagoas Mundaú Manguaba (Inbordal), Petrúcia Ferreira Lopes e Beatriz dos Santos, também do Inbordal.

Do sertão alagoano, em Pão de Açúcar, foram selecionados, Edvan Alves Lima, também conhecido como Vavan, e Camille Souza Dias.  De Penedo, Ana Cristina Ferreira Santos .De Capela, João Carlos da Silva, o Mestre João das Alagoas – Patrimônio Vivo Cultural do Estado. De Maragogi, Amara Lúcia Silva de Oliveira .Representando o litoral sul, Erica Gomes dos Santos, da Associação das Artesãs do Pontal de Coruripe.