Prefeitura Municipal de Porto de Pedras

Transparência

Defesa Civil e Meio Ambiente participam do II Workshop de Planejamento para o Período Chuvoso 2024

Evento promovido pela Semarh teve como objetivo a prevenção para o período chuvoso em Alagoas

 

O Coordenador Municipal de Defesa Civil de Porto de Pedras, coronel Jadir Ferreira Cunha , a assessora técnica da secretaria de Meio Ambiente Joane Viera e técnicos municipais, participaram do  II Workshop de Planejamento e Projeção para o Período Chuvoso de 2024, no Salão Aqualtune, localizado no Palácio República dos Palmares, dentro das comemorações da semana da Água, promovido pela Semarh. O evento teve como principal objetivo integrar as instituições responsáveis pela prevenção em desastres naturais e traçar um panorama do que é esperado para o período chuvoso no estado de Alagoas.

Esta foi a segunda edição do evento, que em 2023 já havia se mostrado bastante produtivo ao reunir representantes de órgãos de proteção à vida, especialistas em prevenção de desastres naturais e em hidrometeorologia. Para este ano, a presença de diversos profissionais renomados do setor estava confirmada, evidenciando a relevância do tema abordado.

Durante o workshop, liderado pela Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (Spden/Semarh), foram abordados diversos temas de interesse público, como monitoramento de secas, segurança em barragens e a evolução das condições climáticas globais e seu impacto na quadra chuvosa. Palestrantes como o Dr. Walber Mendes Gama, a Dra. Keyla Almeida dos Santos e o capitão Augusto de Moura Neves contribuíram com seus conhecimentos, enriquecendo as discussões.

Além disso, o Superintendente de Prevenção em Desastres Naturais, Vinícius Pinho, tratou de fenômenos climatológicos atípicos ocorridos no estado, como chuvas de raios e o registro do primeiro tornado em Alagoas. Ele ressaltou a importância do constante monitoramento das condições do clima e dos impactos gerados, enfatizando a atuação da equipe da Semarh durante a quadra chuvosa.

Ao reunir gestores públicos, órgãos de proteção e a população em geral, o workshop visava fornecer informações que auxiliariam na estratégia para enfrentamento da quadra chuvosa, garantindo a segurança e o bem-estar dos cidadãos. A realização do evento reforça o compromisso da Spden/Semarh com a preparação e antecipação para possíveis cenários de desastres naturais, ressaltando a importância da prevenção na preservação de vidas.