Transparência

Jornalistas portugueses se encantam com Porto de Pedras

Jornalistas portugueses se encantam com Porto de Pedras

 

A press trip com jornalistas portugueses organizado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Embratur, com o apoio do Sebrae desembarcou em Porto de Pedras no final de semana. O grupo formado pelos comunicadores Ivete Carneiro, do Jornal Volta Ao Mundo; Mara Gonçalves, do Público; Leonor Riso, do Sábado; João Valadares, da revista MAGG e Sônia Calheiros, da Visão, foram recebidos pelo prefeito Henrique Vilela, secretária de Turismo Zélia Cavalcanti e presidente do Comtur Luciano Caribé.

Situada no coração da APA Costa dos Corais, Porto de Pedras mantém laços com Portugal, desde o início da colonização. Os jornalistas conheceram a história, incluindo locais onde D. Pedro visitou, mergulharam nas águas mansas e mornas da praia do Patacho onde puderam conversar com pescadores e conhecer o processo.

Conheceram o hotel boutique Pedras do Patacho , o trabalho de preservação da restinga, de educação ambiental e todo o projeto Bandeira Azul, que, diferente as Europa, mantém características sustentáveis em Porto de Pedras. Numa parceria do empresário Luciano Caribé com a Embratur, curadora da press trip, pernoitaram na Casa Brasileira, um hotel voltado para a cultura e a arte.

Os jornalistas também conheceram o sítio histórico da cidade, o antigo forte erguido pelos portugueses que defenderam o território dos holandeses, as igrejas e o artesanato local. A visita terminou com o turismo de observação na Associação Peixe Boi onde o grupo pode aprender todo o trabalho de preservação desses animais que ainda estão na lista dos ameaçados de extinção e viram como a comunidade participa e gere todo o processo coordenado pela bióloga Flávia Rego.

“Foi uma grande experiência para todos nós”, disse o prefeito Henrique Vilela, que tem transformado a cidade e aposta no turismo que integra o desenvolvimento e a população nativa.

“Esses jornalistas estão vivenciando as nossas principais experiências e produtos turísticos sustentáveis, produzindo conteúdos que irão impactar não só o público português, mas outros destinos da Europa, disse a secretária de Turismo, Bárbara Braga.

Vinicius Lages, superintendente do Sebrae, destaca a felicidade em ver pequenos empreendedores recebendo esse público qualificado; ver como pequenos negócios podem colaborar para atender melhor nossos turistas internacionais e ampliar a acessibilidade dos destinos.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que a escolha para a realização da Press trip em Alagoas faz parte da estratégia de segmentação de público para impulsionar a vinda de turistas estrangeiros para o país.

Sobre o press trip

Em um roteiro de sete dias, a viagem dos jornalistas contempla atrativos e produtos turísticos do Litoral ao Sertão, incluindo também as cidades de Maceió, Olho D’Água do Casado e Pão de Acúcar. O roteiro também contempla a hotelaria, a rica gastronomia e o genuíno artesanato.

Voo Regular para a Europa

O trabalho de promoção e marketing do Destino Alagoas voltado ao mercado europeu ganha ainda mais importância com a conexão aérea que liga Maceió a Lisboa e a expansão hoteleira. Conquistado ainda em 2020 pela articulação do Governo de Alagoas, o voo que liga Maceió a Lisboa com a companhia aérea portuguesa TAP, conta com duas frequências semanais, todas às quintas e sábados, em uma aeronave com capacidade para 168 passageiros, sendo 16 lugares na classe executiva e 152 na econômica.