Operação Verão: Porto de Pedras intensifica fiscalização nas praias

Operação Verão

Porto de Pedras intensifica fiscalização nas praias

Com o aumento no número de turistas que visitam Porto de Pedras, cidade do litoral Norte de Alagoas, atraídos pelas belezas naturais, a prefeitura está intensificando a fiscalização nas praias. As equipes das secretarias de Meio Ambiente, Turismo, Guarda Ambiental , Guarda Municipal e SMTT estão rastreando diariamente as praias para evitar infrações, como veículos nas areias, lotação de jangadas para as piscinas, bem como uso de jet-skis e passeios em bugres.

Porto de Pedras tem um litoral com 10 quilômetros de praias paradisíacas. A principal delas, do Patacho, é a única a ter o selo internacional Bandeira Azul de sustentabilidade, pelo segundo ano consecutivo.

O prefeito Henrique Vilela, diz que esse é um trabalho que requer a parceria constante dos órgãos como IMA, ICMbio e Marinha e que o município tem investido na compra de equipamentos de fiscalização e cursos de conduta responsável para os jangadeiros e capacitações para bugueiros e barraqueiros. A secretária de Meio Ambiente Flávia Rego redobrou a vigilância, mas reconhece que a equipe municipal, sozinha, não tem como coibir ações irregulares. Na próxima semana a secretaria vai expedir ofícios aos órgãos solicitando uma presença mais efetiva na área.

Situada no coração da APA Costa dos Corais, as ações turísticas passam por regramentos previstos em leis nacionais e municipais. A cidade possui uma lei aquaviária desde 2018, regulamentada com ordenamento às suas piscinas naturais desde 2020, através de um trabalho conjunto com ICMBio e Marinha do Brasil com base no Plano de Manejo da APA.

Por ser santuário do Peixe-boi marinho, espécie em extinção, existem regras claras para os passeios, como número de turistas por jangadas, proibição de jet-ski, de comercialização de alimentos nas áreas das piscinas, bem como trânsito de veículos de qualquer tipo nas areias.

“Infelizmente, muitas pessoas insistem em desrespeitar as regras pondo em risco outras tantas que buscam paz e tranquilidade, que é exatamente o que oferecemos”, diz a secretária. “Somos um município com o turismo e o meio ambiente organizados e não vamos ser coniventes com infrações,” conclui.