Pesquisadores estão em campo para atualizar PDITS em Porto de Pedras

Pesquisadores da LOG Consultoria, vencedora da licitação estadual, e responsável pela atualização do Plano de Desenvolvimento Sustentável para o Turismo- PDITS já iniciaram o trabalho de campo em Porto de Pedras, ouvindo empresários e turistas. É a primeira fase, que vai até novembro e consiste no diagnóstico da cidade e identificação de todos os segmentos pertencentes a cidade e ao território.

O plano está sendo executado em toda Costa dos Corais e conta com parceria da secretaria estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico. O objetivo é o planejamento do turismo de maneira sustentável, a curto, médio e longo prazos. Com os dados da pesquisa, o PDITS vai estabelecer as bases para a definição de ações e prioridades realizando oficinas públicas de debate e construção coletiva do planejamento, que também tem o objetivo de propor ações de infraestrutura turística e a criação de novos atrativos.

O plano prevê, ainda, ações para a melhoria do produto turístico, infraestrutura para avanços na urbanização e tratamento de resíduos sólidos, capacitação de mão de obra, preservação ambiental e estratégias de marketing promocionais. A última atualização foi feita em 2010 e, agora, tem recursos do CAF- banco da Comunidade Andina de Fomento.

Segundo a secretária de Turismo de Porto de Pedras, Zélia Cavalcanti, o PDITS é o grande norteador dos caminhos do turismo e um grande instrumento , pelo volume de informações, para captação de recursos junto aos governos federal , estadual e organismos internacionais de desenvolvimento.