Porto de Pedras inicia atualização do PDITS

O município de Porto de Pedras deu início a atualização do Plano de Desenvolvimento Sustentável para o Turismo- PDITS em parceria com a secretaria estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

O Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) visa ao planejamento do turismo de maneira sustentável, a curto, médio e longo prazos. Estabelece as bases para a definição de ações e prioridades após várias rodadas de oficinas públicas de debate e construção coletiva do planejamento, que também tem o objetivo de propor ações de infraestrutura turística e a criação de novos atrativos.

O plano prevê, ainda, ações para a melhoria do produto turístico, infraestrutura para avanços na urbanização e tratamento de resíduos sólidos, capacitação de mão de obra, preservação ambiental e estratégias de marketing promocionais.

A última atualização foi feita em 2010 e, agora, com recursos do CAF- banco da Comunidade Andina de Fomento o PDITS Costa dos Corais está sendo executado pela LOG Consultoria, vencedora da licitação estadual.

A primeira fase, que vai até novembro, consiste no diagnóstico da cidade e , logo em seguida começa a fase de identificação de todos os seguimentos pertencentes a cidade e ao território. A terceira e última fase será o fechamento com um diagnóstico e a sugestão das ações a serem executadas pelo município e pela Instância.

Segundo a secretária de Turismo de Porto de Pedras, Zélia Cavalcanti, o PDITS é o grande norteador dos caminhos do turismo e um grande instrumento , pelo volume de informações, para captação de recursos junto aos governos federal , estadual e organismos internacionais de desenvolvimento.