TV Gazeta mostra trabalho de ordenamento das praias em Porto de Pedras

Com o aumento no número de turistas que visitam Porto de Pedras, cidade do litoral Norte de Alagoas, atraídos pelas belezas naturais, a prefeitura intensificou a fiscalização nas praias. As equipes das secretarias de Meio Ambiente, Turismo, Guarda Ambiental , Guarda Municipal e SMTT estão rastreando diariamente as praias para evitar infrações, como veículos nas areias, lotação de jangadas para as piscinas, bem como uso de jet-skis, passeios em bugres, respeito as proibições locais e danos as áreas de restinga.

Em reportagem da TV Gazeta de Alagoas, afiliada da Rede Globo, o repórter Douglas França conferiu de perto o trabalho e viu como não é difícil entender porque as praias da cidade, principalmente a do Patacho, única com selo Bandeira Azul em Alagoas, são tão procuradas.

O trabalho de fiscalização feito regularmente pelas equipes foram intensificados, nas areias e piscinas, para garantir um verão tranquilo para a população e banhistas que lotam o lugar. A orientação do prefeito Henrique Vilela às secretarias de Meio Ambiente e Turismo, é que tudo seja verificado com rigor.

As piscinas naturais de Porto de Pedras só podem receber 180 pessoas por dia e, na área delas, não é permitido alimentos e animais. Nas areias há limite para mesas e cadeiras e o recolhimento do lixo também é prioridade. Situada no coração da APA Costa dos Corais, as ações turísticas passam por regramentos previstos em leis nacionais e municipais. A cidade possui uma lei aquaviária desde 2018, regulamentada com ordenamento às suas piscinas naturais desde 2020,

“O município não tem interesse em multar e nem em cancelar os alvarás de funcionamento, e sim orientar, para garantir a preservação e a sustentabilidade do lugar”, diz a secretária Flávio Rego, do Meio Ambiente. O município tem a parceria do IMA , Icmbio e Marinha.

Equipes da guarda ambiental percorrem as piscinas nos horários das marés para conferir se as regras estão sendo cumpridas pelos jangadeiros e, nas areias, com apoio da guarda municipal e SMTT, estão de olho nos bugueiros e barraqueiros.

Turistas abordados aplaudiram o trabalho e destacam que é esse cuidado que os têm feito voltar várias vezes durante o verão.

Porto de Pedras tem um litoral com 10 quilômetros de praias paradisíacas. A principal delas, do Patacho, é a única a ter o selo internacional Bandeira Azul de sustentabilidade, pelo segundo ano consecutivo.

O prefeito Henrique Vilela, diz que o município tem investido na compra de equipamentos de fiscalização e cursos de conduta responsável para os jangadeiros e capacitações .

“Infelizmente, muitas pessoas insistem em desrespeitar as regras pondo em risco outras tantas que buscam paz e tranquilidade, que é exatamente o que oferecemos”, diz a secretária de turismo Zélia Cavalcanti. “Somos um município com o turismo e o meio ambiente organizados e não vamos ser coniventes com infrações,” conclui.

confira aqui a reportagem completa https://globoplay.globo.com/v/11284918/