Prefeitura Municipal de Porto de Pedras

Transparência

TV Gazeta mostra trabalho de ordenamento das praias em Porto de Pedras

TV Gazeta mostra trabalho de ordenamento das praias em Porto de Pedras

 

 

Com o aumento no número de turistas que visitam Porto de Pedras, cidade do litoral Norte de Alagoas, atraídos pelas belezas naturais, a prefeitura intensificou a fiscalização nas praias. As equipes das secretarias de Meio Ambiente, Turismo, Guarda Ambiental , Guarda Municipal e SMTT estão rastreando diariamente as praias para evitar infrações, como veículos nas areias, lotação de jangadas para as piscinas, bem como uso de jet-skis, passeios em bugres, respeito as proibições locais e danos as áreas de restinga.

Em reportagem da TV Gazeta de Alagoas, afiliada da Rede Globo, o repórter Douglas França conferiu de perto o trabalho e viu como não é difícil entender porque as praias da cidade, principalmente a do Patacho, única com selo Bandeira Azul em Alagoas, são tão procuradas.

O trabalho de fiscalização feito regularmente pelas equipes foram intensificados, nas areias e piscinas, para garantir um verão tranquilo para a população e banhistas que lotam o lugar. A orientação do prefeito Henrique Vilela às secretarias de Meio Ambiente e Turismo, é que tudo seja verificado com rigor.

As piscinas naturais de Porto de Pedras só podem receber 180 pessoas por dia e, na área delas, não é permitido alimentos e animais. Nas areias há limite para mesas e cadeiras e o recolhimento do lixo também é prioridade. Situada no coração da APA Costa dos Corais, as ações turísticas passam por regramentos previstos em leis nacionais e municipais. A cidade possui uma lei aquaviária desde 2018, regulamentada com ordenamento às suas piscinas naturais desde 2020,

“O município não tem interesse em multar e nem em cancelar os alvarás de funcionamento, e sim orientar, para garantir a preservação e a sustentabilidade do lugar”, diz a secretária Flávio Rego, do Meio Ambiente. O município tem a parceria do IMA , Icmbio e Marinha.

Equipes da guarda ambiental percorrem as piscinas nos horários das marés para conferir se as regras estão sendo cumpridas pelos jangadeiros e, nas areias, com apoio da guarda municipal e SMTT, estão de olho nos bugueiros e barraqueiros.

Turistas abordados aplaudiram o trabalho e destacam que é esse cuidado que os têm feito voltar várias vezes durante o verão.

Porto de Pedras tem um litoral com 10 quilômetros de praias paradisíacas. A principal delas, do Patacho, é a única a ter o selo internacional Bandeira Azul de sustentabilidade, pelo segundo ano consecutivo.

O prefeito Henrique Vilela, diz que o município tem investido na compra de equipamentos de fiscalização e cursos de conduta responsável para os jangadeiros e capacitações .

“Infelizmente, muitas pessoas insistem em desrespeitar as regras pondo em risco outras tantas que buscam paz e tranquilidade, que é exatamente o que oferecemos”, diz a secretária de turismo Zélia Cavalcanti. “Somos um município com o turismo e o meio ambiente organizados e não vamos ser coniventes com infrações,” conclui.

 

confira aqui a reportagem completa https://globoplay.globo.com/v/11284918/